Júlio Resende

Mais um Dom Quixote

Sou Júlio Resende. Há algum tempo venho descobrindo o enorme potencial da internet para comunicar, agregar, debater, conectar, dialogar. Para mim, escrever aqui é compartilhar visões e sentimentos. Minha motivação é o sonho, compartilhado por muitos, de contribuir para a construção de um mundo melhor, qualitativamente melhor. Acredito sim na paz, na justiça, na liberdade, no equilíbrio ambiental, no respeito à vida, na espiritualidade, na cooperação, na criatividade. Me sinto como um dos muitos Dom Quixotes que há pelo mundo. Estou na luta pela utopia de uma bolinha de gude equilibrada, rica em diversidade cultural e biodiversidade. Para isso, não me falta disposição para lutar contra dragões e moinhos de vento gigantes. Digo isto, pois muita gente acredita que vivemos o que o mestre Paulo Freire chamou de situação-limite, que acontece quando as pessoas entendem que o contexto que as cerca é tão forte, grande e opressor que nada que fizerem pode alterá-lo. No entanto, sei que os contextos são construídos por seus contemporâneos, pela prática de pessoas. Neste sentido, sou extremamente otimista, mas não aquele otimismo espectador e passivo, mas sim o otimismo na profunda capacidade criativa e cooperativa das pessoas, no poder da vida e na beleza e força deste superorganismo vivo de nome Terra. Assim, me coloco em marcha na busca deste futuro equilibrado chamado Sustentabilidade. Que meu lado Quixote me mantenha apontado para este desafiante horizonte utópico e que meu lado sancho me mantenha com os pés no chão para criar os melhores caminhos.

“No momento em que a percepção crítica se instaura, na ação mesma, se desenvolve um clima de esperança e confiança que leva os homens a empenhar-se na superação de situações-limites.” (PAULO FREIRE em Pedagogia do Oprimido)

Acesse aqui o Currículo Lattes

Mini Currículo

Doutorando em Educação pela UFMT, Mestre em Turismo e Meio Ambiente pela UNA (2008), Graduado em Turismo pela PUC-MG (2005) e membro do Grupo Pesquisador em Educação Ambiental, Comunicação e Arte (GPEA). Leciona no Departamento de Serviços do IFMT no Curso Superior de Bacharel em Turismo, Secretariado Executivo e Técnico de Eventos de nível médio. É docente em diversos MBAs, ministrando disciplinas nas áreas de sustentabilidade, liderança, responsabilidade socioambiental e gestão do turismo. Trabalha como consultor em Sustentabilidade, Escolas Sustentáveis, Educação Ambiental, Gestão do Turismo e Empresas Sustentáveis. É palestrante dos temas sustentabilidade, ética e gestão empresarial, além de ser escritor no Blog Bolinha de Gude: Educação para a Sustentabilidade. Desenvolve o Projeto Silêncio: Meditação para Desaceleração, com os estudantes, bem como o projeto Educação 2.0, de produção de vídeo aulas e documentários, em colaboração com os estudantes.

20150115_193324

7 pensamentos sobre “Júlio Resende

  1. Júlio,

    seu texto e sua iniciativa representam exatamente a razão pela qual não se pode desacreditar na força infinita do ser humano.
    O otimismo de suas palavras é comovente.
    O blog tem esse papel fundamental de fazer pensar e é isso que suas reflexões estão movimentando em minha mente: como posso contribuir ativamente com meu pontencial criativo e cooperativo para a construção de um mundo melhor para a humanidade?
    Um abraço,
    Dolores

    Curtir

  2. Julio, parabéns pelo blog.
    Paranbéns pelas aulas ministradas, sua comprienção, atenção… que tem com a gente, espero que todos ao concluir o curso de ADM leve de um pouco de você.
    Achei muito nobre sua iniciativa o seu blog…
    e é bem isso ai mesmo, o mundo muda, nos mudamos o mundo, o mundo nos muda…
    e tudo está interligado.
    Vejo que a maior mudança que pode acontecer está com nosco.
    abraços veio!

    Curtir

    • Obrigado Rafael,

      Minha maior convicção em educação é que o professor precisa descer do salto e criar ambientes onde todos ensinam e todos aprendem mais.

      abr

      julio

      Curtir

  3. Júlio “o fofo”,

    Me sugeriram seguir você no twitter (o twitter que sugeriu), vi que você tem um blog, vim visitar e pude perceber que seu sonho é ser arquiteto!
    Pronto, falei!
    Join the club!

    ps.: como anda a vida? conte-me tudo, não me esconda nada! saudades de ti.

    bjo.

    Curtir

  4. Julio, parabéns pelo Blog.
    Fui seu aluno em 2011, e lembrei hoje por acaso dessa pagina que você tinha divulgado na sala de aula. Realmente tudo é muito interessante.
    Obrigado por compartilhar seu conhecimento e idéias conosco.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s