Sobre DEUS: A filosofia de Boff e a ciência quântica de Goswami

O breve debate que segue diz respeito à pergunta que fiz à Leonardo Boff sobre sua opinião sobre as descobertas da física quântica e o pensamento de Amit Goswami sobre um DEUS quântico. A resposta é um interessante alinhamento entre sua filosofia e a teoria quântica de Amit.

PERGUNTA (link):

22/12/2011 9:29
Prezado Leonardo Boff,
Como disse uma colega acima, seus textos sempre me incentivam a vivenciar meu lado águia. Obrigado por sua liderança e por seus ensinamentos.
Gostaria de lhe fazer uma pergunta de um aprendiz: Tenho lido os livros do Teórico Quântico Amit Goswami (Universo Autoconsciente; Criatividade Quantica; Fisica da Alma e Deus nao está morto). Em princípio, tenho notado uma profunda coerência do que ele tem dito com a minha vivencia de Deus. O sr já teve contato com o pensamento de Amit? O sr acha que a física quantica está mesmo inaugurando um paradigma científica cuja base é a consciência? Vale ressaltar que a fisica quântica demonstra toda a limitação científica e ajuda a devolver a humildade aos cientistas.

Julio Resende

RESPOSTA (link):

Leonardo Boff
22/12/2011 19:20

Julio,
Conheci pessoalmente ao A.Goswami que vem muito ao Brasil. É considerado um dos maiores matematicos vivos. Ele assumiu a visão quântica da realidade. Esta é sempre uma emergencia da Energia de Fundo que continuamente mantem e sustenta todos os seres. A mecanica quântica afirma que materia não existe. Tudo é energia e campos energéticos. Matéria é energia altamente condensada, coisa que está já presente na fórmula de Einstein.O que Heisenberg mostrou foi a inarredavel ligação entre sujeito que conhece o objeto do conhecimento. O seujeito determina se ele aparece como onda ou como particula.Creio que a visão quântica nos facilita entender a realidade de Deus como Energia Suprema,o Espírito Absoluto permanentemente criando e sustentando a criação. Para os cosmologos que assumiram a perspectiva quantica, o universo como um todo está cheio de proposito e não é algo largado ao acaso. Das energias originárias passamos à matéria, da matéria à vida, da vida à consciência, da consciênia à auto-consciência. O espirito é aquilo que une e reune toda as coisas está presente em todo o universo. Entre nosso espirito e o espirito do Universo a diferença não é de principio mas de grau. Em nós de forma auto-consciente e no Universo numa forma propria. Assim em todos os seres. Creio que a mecanica quantica nos facilita representar Deus como uma Realidade sempre viva, sustentando todo o universo e levando-o a uma convergencia que não saberemos quando se dará.
Boa sorte e feliz Natal

Anúncios

2 pensamentos sobre “Sobre DEUS: A filosofia de Boff e a ciência quântica de Goswami

  1. O Espírito Absoluto citado por Boff vai além da energia absoluta, também citada e relacionada à física quântica. O que falta às duas últimas é a afetividade. Deus é o Princípio Inteligente e Afetivo do universo, pois cria seres inteligentes (auto-conscientes e afetivos), ou seja, não somente energéticos, senão seríamos como robôs. A física quântica, a meu ver, só vai até determinado ponto apesar de muito bela e um avanço significativo na compreensão humana do todo. Porém, a concepção de Deus vai além, aliás, além de qualquer teoria científica, pois que essas fazem parte do estudo da criação criada e não do Criador, não podemos confundir os dois.
    Boff nos fala ainda com muita propriedade que a diferença entre o nosso espírito e o espírito do Universo não é de princípio mas de grau, no que concordo e isto, de certa forma, explica bem porque uma única vida é absolutamente insignificante para o ser humano e equivalentes do cosmos.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s