Empresas e Sustentabilidade – parte 1

As empresas e a democracia 2.0

Por: Júlio Resende Duarte

No século passado, as empresas foram as instituições mais poderosas e se sobrepuseram aos governos, às religiões e às instituições de ensino. Elas foram eficientes em entregar às sociedades produtos e serviços que melhoraram a qualidade de vida de muita gente. Por outro lado, ajudaram a diminuir a qualidade de vida de outros, utilizando mão de obra escrava, explorando excessivamente recursos naturais, tomando conta da grande mídia para vender sua crescente produção, fazendo lobby nos governos e entregando aos consumidores produtos que fazem mal.

Hoje, está se tornando cada vez mais fácil descobrir os erros cometidos pelas empresas. A internet é uma ferramenta essencial para o consumo consciente, pois traz um nível de transparência nunca visto antes na história da humanidade. Ainda no século XX, as empresas conseguiam esconder suas mazelas, mas agora qualquer ex-funcionário pode ter um blog e contar maus tratos, qualquer cidadão pode filmar e postar no You Tudo uma saída de esgoto ilegal de uma indústria, etc. A sociedade, aos poucos, começa a equilibrar as forças. As empresas estão ficando desnudas pela democracia 2.0 e deverão, portanto, ficar em dia com suas práticas. A responsabilidade socioambiental não deve mais ser encarada apenas como uma filantropia. As práticas das empresas devem ser repensadas e reestruturadas para que todos os envolvidos (funcionários, fornecedores, sociedade, comunidade, meio ambiente e clientes) sejam beneficiados. Hoje, responsabilidade socioambiental efetiva é um pioneirismo que gera vantagem competitiva, mas no futuro será questão de sobrevivência.

O vídeo que segue é mais uma resposta desta sociedade sustentável em formação. Veja um pouco sobre a história dos eletrônicos com Anne Leonard.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s