Sustentabilidade, Espiritualidade e Física Quântica – parte 4

Por: Júlio Resende Duarte


A solução de Goswami

 

Que história é esse de que o elétron salta de uma órbita a outra sem passar pelo espaço intermediário, instantaneamente, sem percorrer o espaço-tempo? O físico quântico Goswami, em Universo Autoconsciente, argumenta que há uma dimensão não-local que engloba tudo que há universo. Para ele, não há nada separado no universo. Se vemos uma árvore aqui ou um planeta acolá, a sensação de separação entre os corpos é apenas aparente. Somos uma coisa só, uma unidade, um ser vivo único.

O experimento Aspect provou em labotário a existência da não-localidade. Um objeto pode ser influenciado por outro em qualquer lugar universo, instantaneamente, independentemente da distância que há entre eles. O neurofisiologista mexicano Jacobo Grinberg-Zylberbaum e seus colaboradores fizeram um outro experimento que corroborou com esta idéia. Eles colocaram duas pessoas para meditar com objetivo de manter uma comunicação mental. Depois de uns 30 minutos, os separaram e os colocaram em gaiolas de faraday, que não permitem qualquer tipo de comunicação eletromagnética. A partir daí, os dois não tinham qualquer tipo de contato. Em seguida, começaram a mostrar sinais luminosos para apenas um deles e sua frequência cerebral se alterava com os sinais. Ao mesmo tempo, a frequência do outro se alterava de uma forma muito semelhante. Trata-se de uma comunicação não-local, pois os cérebros estavam conectados não-localmente.

A física quântica e Goswami argumentam que o universo não é feito de matéria como pensavam os físicos clássicos. Não somos uma máquina formada por minúsculas partículas. Para este autor, a matéria é feita de consciência. Esta é a causação descendente. Para dentro da menor partícula há consciência. Somos todos parte da consciência quântica não-local. Matéria existe no espaço-tempo como uma das possibilidades da consciência.

Sei que estas idéias parecem ainda confusas, mas são mesmo e não teria como ser diferente. Imaginem quando disseram que a terra não era quadrada. Agora imaginem que a mudança de visão proposta pela física quântica é ainda mais radical. Até breve.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s