Sustentabilidade, Espiritualidade e Física Quântica – parte 9

Manchete do dia:
FÍSICA QUÂNTICA JOGA PÁ DE CAL EM CAPITALISMO

Há uns quatro séculos, as descobertas científicas e o progresso industrial ajudaram a transformar a história da humanidade. Em alguns pontos, melhorando a vida das pessoas, como é o caso da tecnologia e da internet. O progresso material foi espetacular e hoje é um legado importante para a nova sociedade que está sendo construida. Por outro lado, uma visão distorcida do mundo e do ser humano nos levou a estas profundas crises que presenciamos. O mundo, visto como uma máquina e tendo o ser humano como seu proprietário, passou a ser conquistado, explorado e colonizado.

O capitalismo conquistou as pessoas dizendo que elas poderiam ser muito felizes se progredissem econômicamente e materialmente. O problema é que agora a forma que o ser humano compreende o universo está mudando por causa da física quântica. Já está bem claro que o universo não é uma máquina newtoniana, formado por pequenas partículas. Somos um organismo vivo único, em que o mundo da matéria coexiste com o mundo da energia.

Se o mundo existe em duas realidades complementares e as pessoas se dedicam a apenas uma dessas realidade cria-se um desequílibrio e crise. Apenas matéria não gera felicidade. A nova orientação para as pessoas passa a ser, portanto, dedicar-se equilibradamente ao seu aspecto partícula e seu aspecto onda, imanente e transcendente. A espiritualidade deve equilibrar-se com materialismo, a religião com a ciência. As pessoas devem trabalhar menos, viver em um ritmo dez por hora, para ter tempo de desfrutar da vida. Talvez a carga horária na sustentabildiade seja de no máximo 20 horas semanais. Produziremos e poluiremos menos, viajaremos e festejaremos mais. Seremos tão espiritualizados quanto materializados.

A partir desta mudança de paradigam, torna-se claro que o capitalismo cumpriu seu papel, mas já não é mais necessário à humanidade. Ele foi baseado na premissa errada de que somos feito de matéria. Agora que sabemos que somos feitos de consciência, estamos construindo outra forma de existir no mundo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s